No trading é assim... Jogos em que ganhamos e outros em que aprendemos e pagamos um custo de aprendizagem, aquilo que chamamos o nosso red!!!
Temos de aprender, temos de crescer e só assim seremos bons traders.
Quando deixamos de aprender? Quando começamos a cometer os mesmos erros!! Sei que acontece a todos, até aos experientes, quando são apanhados em algum erro, a que chamam erro de principiante!
Não são os red's que temos de combater, são as nossas formas de "pensar". Essas sim temos de as combater, essas é que nos levam a red's!
Este mês, tenho levado mais red's (apesar de serem mais pequenos), mas o red de ontem foi de um erro que já tinha corrigido e aprendido (pensava eu).
Começamos neste projecto há cerca de um mês e meio, e até agora ninguém viu um crescimento consistente, nem viram os greens que nos fazem acreditar que conseguiremos lá chegar. Quem nos acompanha, vê trabalho no trading, com justificações das nossas posições, para que esta partilha, ajude outros a evitarem estes erros que nos fazemos.
O que quero com este post, é que todos os aprendizes pensem em quantos red's já levaram com estes
3 erros:
Notem, não estou a falar de nada complicado, de ajustes de mercado nem coisas do género, estou a falar de coisas simples, e que conseguimos controlar ou pelo menos dominar/reduzir nos nossos comportamentos
i) Tempo de exposição
O mês de Fevereiro foi rico em erros deste. Tempo de exposição demais, e quando levávamos red's eram tão grandes que demorávamos depois vários jogos a corrigir. Levamos 4 grandes red's assim, até que mudamos o nosso comportamento.
Por norma deixamos os primeiros minutos correrem, para vermos se a nossa análise pré live estava certa e entrarmos lay à equipa analisada. A não ser que haja um grande caudal ofensivo da equipa, entramos lay quando vemos que o jogo esta dominado e sem perigo de sofrerem. Se tudo normal, aos 30min há sempre um pulo da odd, até aos 40min. Se não estivermos confortáveis, saímos na 1ª parte e esperamos a 2ª.
Quando o jogo com um 0-0 a partir dos 60min já começamos a analisar uma eventual saída mesmo com um pequeno green, pois sabemos que, caso haja golo contrário, levamos um grande red. Sei bem quem é o período onde a odd mais vai subir, mas vale a pena o risco?
Se a equipa que até está a jogar melhor, não marcar em 60min ( 1h de jogo) começamos a pensar se vale a pena ter o nosso dinheiro. É isto que tentamos corrigir cada vez mais.
ii) Bolas paradas
Se no mês de Fevereiro tivemos red´s pelo último terço de tempo do jogo, este mês 3 red's que tivemos, foram de bolas paradas. Uma situação que temos de corrigir urgentemente. Há livres perigosos, os frontais e directos, mas aqueles que nos tem tramado são os Indirectos e Cantos.
Porque estamos em lay, a maior parte das vezes, até estamos em green (ainda que pequeno). Mas temos "resistência" em sair, mesmo a perder 2 ou 3 tiks do green, e levamos um red. Este é um dos grandes temas que temos de trabalhar. Temos de nos obrigar a sair nas bolas paradas, mesmo que percamos valor, no nosso valor esperado.
iii) Ganhar tiks
Uma das coisas que aprendi à custa de red, é que, quem ganha para o tik leva red!
Às vezes expomo-nos em situações de perigo para ganharmos mais dois ou três tiks.
Notem que, não estamos a falar de oportunidades no mercado com as variações e aproveitar as descidas ou subidas. Não é isso.
Estamos a falar, quando o jogo não está nada famoso para o nosso lado, e queremos ganhar mais dois ou três tiks, mesmo às vezes dando já a ordem de saída a 3 tiks acima, e num contra-ataque somos apanhados.
Falo dos jogos onde entramos, e tentamos ganhar uns tiks só, enquanto esperamos o jogo que queremos falar. É disto que falo e que teremos de trabalhar também.
É isto que temos de melhorar, e quando o conseguirmos, acredito numa consistência.
É apenas para partilhar convosco, que é isto que fazemos aqui, NÃO temos nada para ensinar, temos para partilhar, e quando mais partilharmos o que fazemos, mais conseguiremos crescer e aprender.
Abraços e que os greens estejam convosco!
AdT
Sem comentários:
Enviar um comentário